quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Luxa esboça time do Fla com Diego Maurício e Muralha em treino


Muralha no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Vanderlei Luxemburgo comandou um treino técnico e tático na tarde desta quarta-feira e deu pistas do time que poderá enfrentar o Fluminense, domingo, às 16h, no Engenhão. Na movimentação, Maldonado entrou na vaga de Airton, Muralha substituiu Willians e Diego Maurício formou dupla de ataque com Deivid. A equipe treinou nas metades do campo, setor ofensivo e defensivo.
Vanderlei Luxemburgo acompanhou de perto a movimentação. Diego Maurício e Muralha demonstraram disposição no treino.
Depois de realizar atividade na academia na parte da manhã, Junior Cesar foi a campo e, monitorado pelo preparador físico Antonio Mello, deu alguns piques, correu e fez leve trabalho de condução de bola. Assim como acontecera pela manhã, Felipe foi poupado por conta de uma forte gripe.
Pela movimentação, o time poderá entrar em campo com Felipe, Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Maldonado, Muralha, Renato e Thiago Neves; Diego Maurício e Deivid.

Em campo reduzido, Tite cobra mais mobilidade de Adriano no ataque


A expectativa aumenta no Corinthians. Adriano cumpriu nesta quarta-feira mais uma etapa da preparação para estrear com a camisa alvinegra, domingo, contra o Atlético-GO, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Sem Liedson, ainda em tratamento no departamento médico por causa de dores no joelho esquerdo, o Imperador foi colocado pelo técnico Tite no ataque titular em uma atividade em campo reduzido.


Adriano corinthians treino (Foto: Wagner Eufrosino/GLOBOESPORTE.COM)

Os jogadores participaram do chamado “treino alemão”, com três equipes no gramado, separando os defensores dos homens de frente. Adriano atuou ao lado do volante Paulinho, dos meias Danilo e Alex e dos atacantes Jorge Henrique e Willian. Do outro lado estavam Alessandro, Paulo André, Leandro Castán, Fábio Santos, Moradei e Bruno Octávio. Os dois últimos fazem parte da dúvida do treinador para substituir Ralf, convocado para a Seleção Brasileira.
Por orientação da comissão técnica, Adriano tentou se movimentar mais, porém, teve problemas pela proximidade dos jogadores no campo. Na terça-feira, após o Imperador marcar três gols em um coletivo, Tite cobrou uma evolução neste quesito para poder relacioná-lo no fim de semana. Após o trabalho, ele ainda realizou finalizações. Internamente, após a atividade, o centroavante foi elogiado e animou a comissão técnica.
Adriano corinthians treino (Foto: Wagner Eufrosino/GLOBOESPORTE.COM)
Apesar de ter treinado com o ataque titular, Adriano não está garantido diante do Dragão. O departamento médico e a comissão técnica querem aguardar pelo treino de quinta-feira à tarde, provavelmente outro coletivo, para determinarem se ele terá condições de fazer seu primeiro jogo pelo Timão.
A previsão é que o goleador seja relacionado, mas não como titular. Como ainda precisa evoluir fisicamente e ganhar mais ritmo, o jogador deve iniciar a partida no banco de reservas e atuar por, no máximo, 30 minutos.

IFFHS: Santos cai duas posições e Corinthians despenca para 171° lugar


neymar fluminense x santos    (Foto: Agência Estado)
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou sua lista anual com os melhores times do mundo. O Santos continua como o melhor colocado entre os brasileiros, mas caiu de 13° para 15° lugar. As maiores quedas, no entanto, foram de Goiás, que está na Série B (117 posições), e Atlético-PR (75 posições).
Corinthians e São Paulo também não foram bem avaliados pelo IFFHS, no período de outubro de 2010 a setembro de 2011, válido para a análise. O Timão despencou de 139° para 171° lugar (32 posições), e o Tricolor da 91ª para 109ª colocação.
Já Vasco, Fluminense, Coritiba, Internacional e Atlético-MG subiram no ranking. Pela conquista da Copa do Brasil e liderança do Brasileirão, o Cruz-Maltino avançou oito lugares e chegou ao 54°. Já o Coxa subiu 92 posições, da 285ª para 193ª. O Tricolor somou quatro (64°), o Colorado também quatro (33°) e o Galo, apesar de estar na zona de rebaixamento do Brasileirão, subiu 32 colocações (193°)
Entre os primeiros colocados, a Espanha continua entre os melhores, com Barcelona na liderança (331 pontos) e Real Madrid em segundo lugar (305).
O 'top-10' e os principais brasileiros no ranking da IFFHS:
Pos.Time/paísPontosPos.Time/paísPontos
1Barcelona/Espanha331,015Santos/Brasil212,0
2Real Madrid/Espanha305,033Internacional/Brasil172,0
3Manchester United/Inglaterra282,040Cruzeiro/Brasil161,0
4Porto/Portugal254,542Grêmio/Brasil160,0
5Schalke 04/Alemanha244,052Palmeiras//Brasil154,0
6Vélez Sarsfield/Argentina 243,054Vasco/Brasil152,0
7Bayern de Munique/Alemanha240,064Fluminense/Brasil146,0
8Inter de Milão/Itália231,097Flamengo/Brasil120,0
9Manchester City/Inglaterra225,097Botafogo/Brasil120,0
10Universidad Catolica/Chile224,0109São Paulo/Brasil116,0










Para fazer seu ranking, a IFFHS leva em consideração os resultados dos últimos 12 meses. Cada país tem um peso para seus resultados. Os mais fortes têm peso 4, os demais, pesos 3, 2 e 1. O Brasil faz parte do grupo mais forte, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina. Portugal já aparece no grupo dos países de peso 3, o que torna o feito do Porto, quarto colocado, ainda mais impressionante.
Os clubes brasileiros têm a desvantagem de disputarem campeonato estaduais. Estes jogos não são contemplados no ranking.
Confira como é feita a pontuação no ranking da IFFHS:
PesoPrincipais paísesCampeonato nacionalCopa nacionalChampions e LibertadoresLiga Europa e Sul-Americana
4Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Brasil e Argentina4 pontos por vitória; 2 por empate12 pontos por fase galgada a partir das oitavas de final14 pontos por vitória; 7 por empate12 pontos por vitória; 6 por empate
3Portugal, Turquia, Holanda, Rússia, Ucrânia, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile e Colômbia3 pontos por vitória; 1,5 por empate9 pontos por fase galgada a partir das oitavas de final14 pontos por vitória; 7 por empate12 pontos por vitória; 6 por empate